quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Object Pascal a LP do Delphi

Agora que você tem uma idéia da aparência de uma aplicação, Delphi você estará mais a vontade para aprofundar-se no estudo desta nova linguagem de programação do Delphi conhecida como Object Pascal. Assim, além de ter o contato com conceitos fundamentais como constantes, variáveis, estruturas de repetição condicional, também começará a entender como trabalhar com a programação orientada a objetos.

Nunca é demais enfatizar que a chave da programação Delphi consiste em reconhecer que ele geralmente processa um código apenas em resposta a eventos. Pense num programa como um conjunto de elementos independentes que “acordam” apenas em resposta a eventos que forma ensinados a reconhecer. Também vale a pena dizer, que mesmo que você conheça uma linguagem de programação convencional, não tente obrigar seus programas Delphi a se adaptarem às estruturas dela. Caso imponha hábitos antigos de programação enfrentará problemas. Não pense num programa Delphi executando seus comandos de cima para baixo.

Primeiramente vamos mostrar como os principais programas escritos em Object Pascal são divididos para uma melhor compreensão.

O programa se divide em três partes:
- Cabeçalho
- Declarações
- Comandos

PROGRAM ;
USES ,,...;
CONST ...;
LABEL ...;
TYPE ...;
VAR ...;
PROCEDURE ...;
FUNCTION ...;
BEGIN
comandos;
END.
. Cabeçalho do Programa.
PROGRAM
. Área de Declarações:
. Cláusula USES
Identifica as bibliotecas (units) usadas pelo
programa.
. Definição de Constantes ( CONST )
Declara constantes que serão usadas no
programa.
. Identificação de Rótulos ( LABEL )
Identifica os rótulos que serão
referenciados no comando GOTO.
. Definição de tipos ( TYPE )
. Declaração de Variáveis. ( VAR )
. Área de definições de Procedimentos e Funções
PROCEDURE
FUNCTION
. Comandos
BEGIN
comandos;...
......
END.

Nenhum comentário: