Permite atribuir a uma variável o resultado de uma expressão, valor de uma outra variável ou uma constante.Editar postagens
Sintaxe:
<> := <>;
O comando IF é um dos comandos mais importantes e básicos da programação Object Pascal. Ele é utilizado para determinar o fluxo do programa a partir de determinada condição. Caso a situação pela qual o programa estiver passando confirme uma dada
condição, o programa executará os comandos abaixo da cláusula Then; caso contrário, executará as instruções abaixo da cláusula Else. A cláusula Else, em funçaõ das necessidades do programa pode ser omitida. Neste caso, se a situação da execução do
programa não satisfazer a condição estabelecida no IF, prosseguirá no seu funcionamento normal.
Alternativa Simples
Alternativa Simples
BEGIN
<>;
¦ <>;
¦ <>;
...
END;
Alternativa Composta
IF <> THEN
<>
ELSE
<> ;
Alternativa Composta
IF <> THEN
BEGIN
<>;
END
ELSE
BEGIN
...
END;
2.2 Comando Case
O Case é uma estrutura que permite que o programador avalie o valor de uma determinada variável. A avaliação é sempre realizada em relação a constante ou intervalos de valores. Poderíamos dizer que o Case funciona de maneira similar ao IF, embora do ponto de vista prático, seja completamente diferente, pois permite obter o mesmo efeito de vários comandos IF em funcionamento conjunto com apenas um comando Case.
Exemplo:
Case NotaFinal of
100 : Begin
ShowMessage (‘Aprovado – Excelente’);
Contador := Contador + 1;
End;
80..99 : ShowMessage (‘Aprovado’);
0..79 : ShowMessage (‘Reprovado’);
End;
2.3 Estrutura de Repetição
É muito comum para o programador surgir situações em que se faz necessário a repetição de determinado conjunto de comandos. Na verdade estas situações nos levam a utilizar comandos muito interessantes que sem dúvida serão capazes de resolver o problema. Contudo para que seja assim, é muito importante que o programador determine até quando deseja que os comandos sejam repetidos. Existem algumas opções: (1) um número determinado de vezes e (2) até que determinada condição seja atendida.
2.3.1 Comando For
A estrutura FOR permite que um conjunto de comandos sejam executados num determinado número de vezes. O Número de
vezes é armazenado em uma variável inteira de controle da repetição.
Exemplo:
Var
I : Byte;
Begin
For I := 1 to 10 do
Begin
End;
End;
2.3.2 Comando WHILE
A estrutura do comando while também possibilita a repetição de um conjunto determinado de comandos. No entanto, diferentemente do For, permite a definição de condições para o término da repetição que não estão limitadas necessariamente a
uma contagem. S condições são verificadas no inicio do processamentoe, uma vez satisfeitas, os comandos internos a ela começam a ser repetidos até que alguma situação permita negar as condições iniciais.
Var
Digitos : Integer ;
Terminas : Boolean ;
Begin
Digitos :=0;
Termina := True;
While Termina do
Begin
Digitos := Digitos + 1;
If Digitos = 100 then Termina := False;
End;
End.
O comando Repeat funciona de maneira análoga ao comando While. Na verdade entre eles existe apenas duas diferenças: (1) ao invés do Repeat verificar se as condições da repetição estão sendo atendidas no ínicio de seu processamento, ele as verifica ao final da repetição; (2) dispensa o uso dos comandos Begin e End.
Exemplo:
Var
Digitos : Integer ;
Terminas : Boolean ;
Begin
Digitos :=0;
Termina := False;
Repeat
Digitos := Digitos + 1;
If Digitos = 100 then Termina := True;
Until Termina;
End.
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