segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Comandos

1 - Comando de atribuição

Permite atribuir a uma variável o resultado de uma expressão, valor de uma outra variável ou uma constante.Editar postagens
Sintaxe:

<> := <>;

2 – Comandos de Decisão

2.1 Comando de If...Then...Else

O comando IF é um dos comandos mais importantes e básicos da programação Object Pascal. Ele é utilizado para determinar o fluxo do programa a partir de determinada condição. Caso a situação pela qual o programa estiver passando confirme uma dada

condição, o programa executará os comandos abaixo da cláusula Then; caso contrário, executará as instruções abaixo da cláusula Else. A cláusula Else, em funçaõ das necessidades do programa pode ser omitida. Neste caso, se a situação da execução do

programa não satisfazer a condição estabelecida no IF, prosseguirá no seu funcionamento normal.

Alternativa Simples

IF <> THEN <>;

Alternativa Simples

IF <> THEN

BEGIN

<>;

¦ <>;

¦ <>;

...

END;

Alternativa Composta

IF <> THEN

<>

ELSE

<> ;

Alternativa Composta

IF <> THEN

BEGIN

<>;

END

ELSE

BEGIN

;

...

END;

2.2 Comando Case

O Case é uma estrutura que permite que o programador avalie o valor de uma determinada variável. A avaliação é sempre realizada em relação a constante ou intervalos de valores. Poderíamos dizer que o Case funciona de maneira similar ao IF, embora do ponto de vista prático, seja completamente diferente, pois permite obter o mesmo efeito de vários comandos IF em funcionamento conjunto com apenas um comando Case.

Exemplo:

Case NotaFinal of

100 : Begin

ShowMessage (‘Aprovado – Excelente’);

Contador := Contador + 1;

End;

80..99 : ShowMessage (‘Aprovado’);

0..79 : ShowMessage (‘Reprovado’);

End;

2.3 Estrutura de Repetição

É muito comum para o programador surgir situações em que se faz necessário a repetição de determinado conjunto de comandos. Na verdade estas situações nos levam a utilizar comandos muito interessantes que sem dúvida serão capazes de resolver o problema. Contudo para que seja assim, é muito importante que o programador determine até quando deseja que os comandos sejam repetidos. Existem algumas opções: (1) um número determinado de vezes e (2) até que determinada condição seja atendida.

2.3.1 Comando For

A estrutura FOR permite que um conjunto de comandos sejam executados num determinado número de vezes. O Número de

vezes é armazenado em uma variável inteira de controle da repetição.

Exemplo:

Var

I : Byte;

Begin

For I := 1 to 10 do
Begin

ShowMessage (‘Esta é a mensagem número: ‘ + IntToStr(I));

End;

End;

2.3.2 Comando WHILE

A estrutura do comando while também possibilita a repetição de um conjunto determinado de comandos. No entanto, diferentemente do For, permite a definição de condições para o término da repetição que não estão limitadas necessariamente a

uma contagem. S condições são verificadas no inicio do processamentoe, uma vez satisfeitas, os comandos internos a ela começam a ser repetidos até que alguma situação permita negar as condições iniciais.

Exemplo:

Var

Digitos : Integer ;

Terminas : Boolean ;

Begin

Digitos :=0;

Termina := True;

While Termina do

Begin

Digitos := Digitos + 1;

If Digitos = 100 then Termina := False;

End;

End.

2.3.3 Comando Repeat ... Until

O comando Repeat funciona de maneira análoga ao comando While. Na verdade entre eles existe apenas duas diferenças: (1) ao invés do Repeat verificar se as condições da repetição estão sendo atendidas no ínicio de seu processamento, ele as verifica ao final da repetição; (2) dispensa o uso dos comandos Begin e End.

Exemplo:

Var

Digitos : Integer ;

Terminas : Boolean ;

Begin

Digitos :=0;

Termina := False;

Repeat

Digitos := Digitos + 1;

If Digitos = 100 then Termina := True;

Until Termina;

End.

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