quarta-feira, 31 de outubro de 2007

AMBIENTE DELPHI

Vamos mostrar agora um pouco do ambiente de programação do delphi. Os seus principais recursos estão listados abaixo:

1 - Barra de Menus

Através da barra de menu o usuário terá acesso a todos os recursos do Delphi. Os menus seguem até certo ponto a padronização do Windows.

2 - SPEEDBAR

A Speedbar contém ícones que foram considerados como de uso comum, justamente para que os programadores Delphi não precisem acessar constantemente à barra de menus. Em caso de dúvida sobre a função de qualquer ícone na tela do Delphi, basta mover o mouse sobre o ícone que surgirá um texto descritivo. Todo item da Speedbar possui uma tecla de atalho correspondente, portanto, se voce já tiver o costume de utilizar de teclas de atalho poderá dispensar o uso do mouse.


3 - PALHETA DE COMPONENTES

Está é a principal barra de ferramentas do Delphi. Através dela você tem acesso a todos os recursos que permitirão construir visualmente a sua aplicação.
Na página Standard, por exemplo, você tem acesso a objetos como: caixas de textos, combos, botões de rádio, caixas de verificação, campos de textos, e muito mais. Para utilizar qualquer um destes objetos
basta selecioná-lo com o mouse e arrastá-lo para o formulário de sua aplicação.



4 - O FORMULÁRIO


O Formulário é o ponto central de qualquer aplicação Delphi e constitui a área de programação e a tela da aplicação em desenvolvimento. O formulário é equivalente às janelas dos programas Windows. A partir de um formulário você constrói a janela da sua aplicação. Nesta janela você deve posicionar os componentes ou objetos desejados (Combos, Caixas de listagem,
etc) e escrever os códigos associados aos eventos selecionados dos componentes.
Tudo o que é colocado e realizado para o formulário, fica gravado num arquivo (.DFM) anexado ao projeto da aplicação. Embora este arquivo esteja em formato binário, é possível abrí-lo no Delphi e ler o seu conteúdo.


5 - CODE EDITOR

A janela Code Editor é propriamente o lugar onde o código do programa, será escrito. O código dos eventos, definidos no formulário através dos mais variados componentes, será necessário para fazer com que o Delphi responda as ações do usuário.Em outras palavras quando o usuário clicar sobre um botão do formulário, os comandos executados serão escritos no Code Editor.
O código escrito em Pascal, ou seja o programa, será gravado num arquivo com extensão (.PAS) que será designado UNIT. Estes arquivos são armazena
dos no padrão ASCII podendo ser acessados através de qualquer editor de textos no Windows.
É bom saber que nem tudo o que estiver escrito na UNIT será por iniciativa própria do usuário. O Delphi nos auxilia escrevendo sozinho a maior parte do código e insere nos lugares certos aqueles comandos que o programador deseja acrescentar.


6 - OBJECT INSPECTOR
Através desta importantíssima janela auxiliar o Delphi permite que você altere certos atributos dos componentes e dos formulários usados na aplicação. Alguns dos atributos ou propriedades poderiam ser: a cor do texto, a cor do fundo, o tipo de letra, etc. (PROPRIEDADES)
Além disso é através do Object Inspector que podemos programar o que deverá acontecer quando o usuário da aplicação clicar sobre um botão , selecionar uma opção no formulário, etc. (EVENTOS)

Nenhum comentário: