Os eventos são blocos de comandos que associam a ocorrência de alguma atividade a uma ação a ser tomada. O Delphi possui mais de 130 eventos pré-definidos, que estão associados à ocorrência de ações, nas mais diversas classes.
Uma linguagem de programaçao orientada a eventos não tem necessariamente um início ou final lógico, isto é, de acordo com um sequência de comandos, pois só são realizadas a partir do instante que ocorre um evento.
Um evento pode estar associado a:
On Active: ocorre quando o programa ativa o objeto pela primeira vez, ou quando se retorna de um outro aplicativo.
OnClick: ocorre quando o usuário dá um clicque no botão esquerdo do mouse
OnCreate: ocorre quando o objeto é criado.
Tais eventos são encontrados no Object Inspector do ambiente do Delphi como vemos abaixo:

Uma linguagem de programaçao orientada a eventos não tem necessariamente um início ou final lógico, isto é, de acordo com um sequência de comandos, pois só são realizadas a partir do instante que ocorre um evento.
Um evento pode estar associado a:
- clique ou movimento do mouse;
- acionamento do teclado;
- operações sobre janelas (abrir, fechar, criar, redimensionar, mover, ...);
- erros de execução; etc.
On Active: ocorre quando o programa ativa o objeto pela primeira vez, ou quando se retorna de um outro aplicativo.
OnClick: ocorre quando o usuário dá um clicque no botão esquerdo do mouse
OnCreate: ocorre quando o objeto é criado.
Tais eventos são encontrados no Object Inspector do ambiente do Delphi como vemos abaixo:
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